domingo, 21 de julho de 2013

PROJETO VIDAS SECAS





    
ESCOLA MARIA JOSÉ BASTOS SILVA
ENSINO FUNDAMENTAL




UM GRANDE ENCONTRO: O MEIO AMBIENTE E A CONSTRUÇÃO DO LEITOR.



Síntese
Este projeto, intitulado “Um grande encontro: o meio ambiente e a construção do  leitor” faz um estudo voltado para o tema:  A importância da água para a vida no planeta. Estudaremos vários gêneros textuais a fim de aprimorar a competência leitora o uso da tecnologia da informação e comunicação, envolvendo a interdisciplinaridade, os projetos estruturantes propostos pela SEC, bem como as avaliações internas e externas.
O objeto de estudo de nosso trabalho será o Romance “Vidas Secas” do autor Graciliano Ramos, por tratar de assuntos polêmicos como: a seca, pobreza, capitalismo, solidão, decepção, imposição do poder, má distribuição de renda e terras, enfim as questões que afligem o nordeste brasileiro. Aqui daremos ênfase à importância da água para nossa vida, sensibilizando toda a comunidade escolar sobre a responsabilidade com o meio ambiente.
Neste trabalho, salienta-se, então a relevância da leitura como fonte de linguagem, que constitui um dos mais importantes processos cognitivo-discursivos. Trata-se de um aspecto comum do comportamento humano, visto que o objetivo da língua escrita ou falada é a comunicação. Assim, para que o aluno crie o hábito de ler, se faz necessária a presença do professor como mediador do grande encontro entre aluno e a leitura.





2. DESCRIÇÃO
2.1 Participantes
O projeto tem como pressuposto que a linguagem não é um simples conteúdo escolar, mas uma atividade histórica e social. Este trabalho será desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental II, no qual  enfatizaremos a prática da leitura e o exercício da cidadania.
2.2 Cronograma de execução
 Serão necessárias cinco fases para a execução deste projeto durante a primeira e segunda unidades. O projeto iniciará com a fase de sensibilização para o inicio das atividades, serão descritas no método deste projeto que culminará  com uma competição de conhecimentos e um projeto social, obedecendo ao cronograma abaixo.
DATAS PREVISTAS
ATIVIDADES PROPOSTAS

13 a 17 /05
Primeira fase- Sensibilização


 20 a 24 / 05
Segunda fase – Divulgação do projeto


Durante todo o ano letivo
Terceira fase e quarta fase – Ciranda da leitura


22 e 23 de agosto
Quinta fase – Culminância


3. JUSTIFICATIVA
A elaboração deste projeto visa à análise e questionamento como algo importantíssimo no processo de leitura, oferecendo aos alunos oportunidades a fim de que se transformem em leitores assíduos, uma vez que o papel da escola é despertar o prazer pela leitura e formar o senso crítico sobre o tema em estudo. Este projeto visa sanar alguns déficits de leitura no Ensino Fundamental I.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A aprendizagem mais importante
 é aquela que vai além da simples aquisição de informações. Os procedimentos de avaliação que são utilizados têm sido precários e continuam privilegiando a memorização e os níveis de competência mais básicos em detrimento de níveis mais superiores de raciocínio. O número de alunos que temos em nossas salas de aula continua nos levando a privilegiar, de forma massiva, o uso de provas objetivas com itens de múltipla escolha ou de resposta breve, nem sempre bem elaborados, e que, sabemos, são inadequados como indicadores de qualidade. Dessa forma, surge este trabalho interdisciplinar para desenvolver o hábito prazeroso da leitura e consequentemente elevar os resultados das avaliações.

Segundo Maria Antonieta Antunes Cunha, para cada um, a leitura representa "a possibilidade de ver os dados do mundo com mais verdade, mais argúcia, com mais nuanças. Por tudo isto, com mais encantamento."
Acrescenta, ainda, que o entusiasmo, o encantamento da criança, ao se descobrir "leitora", vem do fato de se perceber capaz de penetrar num mundo novo, cheio de mistérios a desvendar.
Para Cunha, o lugar da leitura, na escola, não pode ser o lugar da irrelevância, nem do desprazer. A emoção e o prazer da descoberta não podem ser diminuídos, ou até acabar, se a escola trabalha inadequadamente a experiência do ler. A leitura não pode conviver com o medo, a cobrança descabida, a punição; não cabem também nem o descaso, nem a repetição mecânica.
Para Cunha, "cada educador (e não só o professor de Língua Portuguesa) deve ter esse papel na vida de seus alunos."
 Partindo da concepção de leitura abordada por Ângela Kleiman, é possível refletir sobre o verdadeiro significado do trabalho com leituras no espaço escolar, bem como evidenciar a função da escola frente ao contexto social da atualidade, vislumbrado por diversas formas de ler e interpretar uma complexidade de situações comunicativas. Assim, ao adotar uma prática pedagógica pautada na dialogicidade e interação Escola/Sociedade, é preciso que os profissionais de educação percebam essa dialética como sendo uma necessidade vital e que, somente através da dinâmica da leitura, discussão e análise das ideias embutidas nessas leituras é que a escola, enquanto espaço de construção, pode contribuir para que os alunos sejam capazes de inferir opiniões e ideias acerca do ambiente em que vive.
A escola, principalmente nas séries iniciais, deve atentar para um trabalho que objetive o gosto pela leitura, permitir que o aluno viva as obras literárias livremente, percebendo-as da maneira que melhor lhe aprouver. “Entre os meios de comunicação mais valiosos, um dos mais capazes de preparar as novas gerações para viverem nessa sociedade em mutação é o livro” (Odette de Barros Mott)
Para isso, é necessário que sejam oferecidos aos leitores em formação livros próximos de sua realidade e que levantem questões significativas. a familiaridade do leitor com o texto gera predisposição para a leitura, pois o interesse pela leitura é, portanto, uma atitude favorável em relação ao texto, oriunda de uma necessidade, que pode ser informativa ou recreativa.
[...] se ensina ao aluno a perceber esse objeto que é o texto em toda a sua beleza e complexidade, isto é, como ele está estruturado, como ele produz sentidos, quantos significados podem ser aí sucessivamente revelados, ou seja, somente quando são mostrados ao aluno modos de se envolver com esse objeto, mobilizando os seus saberes, memórias, sentimentos para assim compreendê-los [...]. O papel da escola é o de fornecer um conjunto de instrumentos e estratégias para o aluno realizar esse trabalho de forma progressiva e autônoma. (KLEIMAN,2002,p.28).   
4.1 Recursos
Os recursos utilizados contemplarão diferentes suportes como textos digitados de diversos tipos e gêneros, revistas, charges, cartum, audiovisuais. Cartolinas, data-show, figurino para dramatização de histórias contadas ou escutadas, lousa, piloto, laboratório de informática, câmera fotográfica digital, programas e aplicativos e redes sociais: apresentação de vídeo youtube, blog, facebook.
4.2 Abrangência
As áreas de abrangência que o projeto poderia contribuir seriam todas as áreas do conhecimento, tendo em vista que a leitura é instrumento que perpassa e fundamental em todas as disciplinas do currículo. O que consideramos relevante para que essas áreas desenvolvam é garantir o espaço de leitura em suas aulas, desenvolvendo oficinas de leitura dentro e fora da sala de aula. Haverá práticas em laboratório de informática, no pátio da escola, em biblioteca.
4.3Avaliação
Entendendo a avaliação como sendo parte integrante do projeto, esta acontecerá a todo o momento, desde o planejamento das atividades, execução das ações e retroalimentação do mesmo, observando a participação, o interesse e a mudança de hábitos ocorridos mediante a realização das atividades planejadas. Em rodas de auto-avaliação e avaliação do projeto em si, os alunos e professores replanejarão as atividades de acordo com o consenso de opiniões sempre buscando afinar com o gosto dos envolvidos e os objetivos do projeto.
4.4 MÉTODO
Nesta etapa, encontra-se a constituição do tema desta pesquisa, especificando-se os procedimentos e os critérios para a seleção dos textos.  Esses textos foram escolhidos pensando na abordagem do tema, sobretudo, em função dos objetivos deste trabalho que é a formação do sujeito leitor. Todos os professores envolvidos neste projeto serão pesquisadores, pois proporcionarão o encontro do aluno com a leitura, numa investigação qualitativa no sentido de identificar, descrever e explicar o tema em questão.   Além disso, as propostas didáticas têm direcionado o uso de textos da mídia na sala de aula, com o propósito de funcionar, entre outros, como eixo norteador de temas polêmicos para discussão, o que torna ainda mais interessante o trabalho com os referidos textos. O professor deve estimular o estudante a pesquisar sobre questões para as quais busquem respostas, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na escola, bem como, todos os recursos em que o aluno tenha acesso. Assim o tópico deve ser investigado em livros, jornais, revistas, sites (confiáveis) que versem sobre o tema, palestras, cartazes. Procuraremos exercitar a socialização, participação cooperação dos educandos através das atividades que serão distribuídas em fases. Os projetos estruturantes da SEC como o TAL, FACE, AVE, PROVE, EPA, JERP, ProEASE, que serão contemplados em oficinas. A culminância será um campeonato de soletrando e um projeto de ação social, em que teremos a participação da equipe gestora, funcionários, pais e comunidade. Todo o trabalho será desenvolvido na escola e na comunidade.
Nesta seção, apresentam-se as fases deste projeto de leitura:
Fase I – Sensibilização
Evento de lançamento
Assistir o vídeo “Vida Maria”http://www.youtube.com/watch?v=6-1CjDCmEiM
Participação de contadores de histórias e palestrante sobre o tema “A importância da água para a vida do  planeta”. Divulgação do evento na rádio escola e local.
Fase II – Publicação no blog e na página do facebook da escola com finalidade de divulgar as atividades e impressões do projeto durante o processo de desenvolvimento; eleição de equipe responsável pela autoria e coautoria.
Fase III - Ciranda de leitura:
Disponibilizar diariamente posto de empréstimos de livros, periódicos, jornais  para que os alunos levem para casa a fim de compartilhar a leitura com os familiares; instrui-los na escolha de trechos da leitura  que  agradem a família para lerem juntos. No retorno à sala de aula, socializar a experiência com os colegas,  divulgando as reflexões e repercussões oriundas das leituras através da rádio escola e do blog.
Hora da leitura:
Combinar com os professores de todas as disciplinas a “Hora da Leitura” – o professor deve levar os livros e outros suportes para sala ou levar os alunos para a Biblioteca ou outro espaço da escola para a leitura com tempo de 50 minutos (sugestão - no terceiro horário).
Fase IV – Oficinas
MATEMÁTICA
Texto: Recibo de água
Estudo dos gráficos de medidas que servem de parâmetro de um mês para o outro. Análise do consumo em metros cúbicos.
Texto “Vidas Secas” - Estudo da moeda da época comparando com a moeda atual.



EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Leitura de fotos de família e ou pessoais trazidas pelos alunos, quadros, imagens (descrição detalhada), considerando características físicas e psicológicas, sentimentos, simbologia das cores, contexto social com o uso de palavras. Construção de quadros, sugerindo uma releitura da obra de “Vidas Secas”. Exibição de vídeos, etc.
Participação do MAIS EDUCAÇÃO através  do coral e da orquestra.
LINGUA PORTUGUESA
 Leitura – “Vidas Secas” Análise do Romance.
 Discurso indireto livre, relações de causa e consequência, foco narrativo em 3ª pessoa, espaço e tempo.
Criação de poemas para serem socializados em um Sarau. O poema selecionado será inscrito no TAL.
IDENTIDADE E CULTURA
Texto: “Vidas Secas” e a poesia de Manuel Bandeira “ O Bicho”.
A desumanização do homem em relação ao meio ambiente;
O que caracteriza a identidade e a cultura do povo nordestino.
O histórico de Alagoinhas, ressaltando as lagoas que deram origem ao nome da cidade.
CIDADANIA
Texto: “Vidas Secas” e a música “Planeta água” de Guilherme Arantes, “Segue o seco” de Marisa Monte, Triste Partida de Patativa do Assaré etc. Analisar as músicas tendo a água como fonte da natureza.
Enfatizar o capítulo “Inverno” que é a chegada da chuva como esperança para o sertanejo; Exclusão social, água como um direito de todos.
 HISTÓRIA
 Textos: ‘Vidas Secas’ e charges que trata sobre a falta d’água no Nordeste.
Ações do poder público para amenizar a problemática da seca.
Construção do memorial da cidade ressaltando as estações de tratamento de água e participação de empresas na exploração dos recursos hídricos da cidade.
A visibilidade de direitos e deveres dos cidadãos alagoinhenses na questão da utilização da água.
GEOGRAFIA
Texto: “Vidas Secas” e pesquisa com o Google Earth
 Pesquisar através da Google Earth as regiões que sofreram desmatamento para criação de gado e madeiras para fins comerciais, causando a morte dos rios e extinção dos animais. Estudo do percentual de água no planeta.

ARTES
Texto: Apreciação da música de Djavan “Seca”.
Produção de música para a participação do FACE, de poesia para o TAL e artesanato, pinturas e esculturas para o AVE.
CIENCIAS
Texto: “Vida Secas”- Água como fonte de vida para os seres vivos.
Leitura de bula de remédios vitamínicos como pretexto para se discutir sobre a necessidade de vitamina no corpo. Discussão sobre o texto.
Textos – Pesquisa pelos alunos na internet, visita e entrevista ao químico responsável pelo serviço de água da cidade.
A água na composição dos alimentos, das bebidas e no corpo humano. Estados físicos d’água e os tipos de águas encontradas no meio ambiente.
Trabalhar com o PROEASE – Horta na escola
EDUCAÇÃO FÍSICA
Texto “Muita água e exercícios” noticias.uol.com.br/saúde/ultimas-noticias/redação2013.  Discussão sobre a necessidade da hidratação durante as atividades físicas e cuidado com a exposição ao sol.
Texto: leitura de bula de remédio vitamínico como pretexto para estudar os cuidados com o corpo físico e mental, através de exercícios físicos e jogos. Participação no Jerp.
INGLÊS
Texto sobre a água e alimentos
Aprendizagem através de músicas e jogos – tradução de palavras e textos do livro didático.

V fase- Culminância – Campeonato “Soletrando o Grande Encontro”  sobre o tema abordado. A equipe vencedora será premiada com uma viagem.
Projeto Social “A importância da água para a vida no planeta”
Elaboração de panfletos educativos, faixas, cartazes, frases, cartilhas sobre o tema estudado a fim de divulgar o tema através de palestras na escola e comunidades.
Verificar a evolução dos alunos tendo como parâmetros principais a participação nas atividades faz parte da avaliação deste Projeto. Uma possibilidade é montar uma tabela para avaliar as seguintes estratégias utilizadas na busca por fontes nas pesquisas em casa, observação atenta e registro completo e contínuo, durante todo processo de execução do projeto. Avaliar coerência entre a produção escrita e a produção oral, bem como o material de divulgação preparado para culminância.

5. OBJETIVOS
5.1 Objetivo geral
Proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre a importância da água para a vida no Planeta, através de diversos gêneros textuais, sensibilizando-os sobre a necessidade da leitura,concebendo produzindo e divulgando atividades educativas colaborativas, como instrumento pedagógico facilitador do processo de aprendizagem no Ensino Médio, contemplando os temas transversais e os projetos estruturantes propostos pela Secretaria de Educação da Bahia.

5.2 Objetivos específicos
Explorar os temas transversais na perspectiva interdisciplinar envolvendo competências curriculares diversos da escola, partindo do assunto em estudo;
Ver a si mesmo como parte integrante do seu processo de aprendizagem e exercer a sua autonomia na busca por conhecimento;
Perceber os diferentes suportes como possibilidades de interferência na circulação de produção de texto;
Distinguir um gênero textual do outro, percebendo com autonomia a sua função social;
Realizar inferências a partir de aspectos sociointeracionais envolvidos na leitura, observando a intertextualidade;
Reconhecer a importância de água para os seres vivos e o meio ambiente;
Produzir textos criativos a partir da pesquisa realizada;
Operar com as ferramentas tecnológicas contemporâneas permitidas pelas tecnologias;
Posicionar-se crítica e ideologicamente com coerência e coesão para a elaboração das atividades do projeto social;
Desenvolver a capacidade de investigação e da perseverança na busca de resultados, valorizando o uso de estratégias de verificação e controle de resultados;
Valorizar o trabalho coletivo, colaborar na interpretação de situações – problema, na elaboração de estratégias de resolução e na sua validação.

6. RESULTADOS ESPERADOS
6.1Resultados esperados
Este projeto é de grande relevância por nortear a leitura e as produções escritas e a elaboração de atividades visando à socialização de conhecimentos de modo criativo e dinâmico, tendo o estudante como protagonista nesse cenário de busca e investigação científica. Inicialmente, é preciso discutir algumas condições didáticas e proposições metodológicas que devem gerir um trabalho de pesquisa e escrita na escola. Nessa perspectiva, o professor deve ser o animador das discussões, orientando os alunos na realização das pesquisas que se transformarão em atividades dentro do projeto e consequentemente a sua participação na ação social proposta e nos projetos estruturantes da SEC. Considerando a importância dessa temática ambiental e a realidade socioambiental do semiárido, este projeto oferece meios efetivos para que cada estudante compreenda melhor a importância da preservação, controle e utilização racional da água para a vida na Terra. Espera-se que os alunos desenvolvam  suas potencialidades e adotem  posturas pessoais  e comportamentos responsáveis em relação ao uso adequado da água, no cotidiano, tornando-se multiplicadores da ampliação da consciência ecológica das  famílias e da comunidade local.

6.2 Considerações finais
As contribuições para o desenvolvimento do conhecimento nas ações planejadas é a promoção de espaços de leituras que permitam mudanças de hábitos dentro da escola com relação ao gosto pela leitura, a dinamização da biblioteca. As expectativas de continuidade da aprendizagem após a finalização do projeto é de que este projeto não seja apenas pontual, mas que a equipe envolvida (professores, alunos e pais) possa atualizá-lo a cada ano letivo, além de ser semente que pode gerar novos projetos como o de autor de gêneros textuais.
Para o sucesso do trabalho com leitura, é fundamental reconhecer porque razão se vai ler. Estas podem ser muito diferentes, em cada caso e em cada situação: Leitura para se informar, para se distrair, para refletir, para entender melhor acontecimentos muito especiais da vida. É preciso estar atento para perceber que cada razão pede uma forma de tratamento diferente. 
Ao fazer isto adequadamente, o professor contribuirá para o aluno descobrir (ou redescobrir) a leitura e levá-la para sua vida, como forma essencial de estar no mundo.

7. REFERÊNCIAS
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BRASIL, Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Artes, Ciências. 3ed. Brasília: 2001.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. "Um Olhar sobre a Leitura e a Escrita" em"Salto para o Futuro: Um Olhar sobre a Escola"- Secretaria de Educação  a DIstância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.
DALLA ZEN, Maria Isabel Habckost. Histórias de leitura e escrita na vida e na escola: uma abordagem lingüística, pedagógica e social. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 1997.
FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus,1994.
FERREIRO, Emília; PALÀCIO, Margarida Gomes (coord.) Os processos de leitura e escrita: Novas Perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três capítulos que se completam. 45.ed. São Paulo: Cortez, 2003.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GERALDI, Wanderley. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1994.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura- teoria e prática. 10ed. Campinas, SP: Pontes, 2004.
 LIBÂNEO, José Carlos. As exigências educacionais contemporâneas e o trabalho do professor. In: FERREIRA, Valfredo de Souza. Educação: novos caminhos em um novo milênio. 2.ed. – João Pessoa: autor associado, 2001.
MORIN, Edgar.Os sete saberes necessários à educação do futuro. 10.ed. – São Paulo: Cortez, 2005.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. – Porto Alegre:- 2000.           
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar Gramática na Escola. Campinas, SP: ALB, Mercado de Letras, 1999.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações (3ª ed.) São Paulo: Cortez Editora, 1992.

VEIGA, Ilma P. A. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. (10ª edição). Campinas, SP: Editora Papirus , 2000.

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