ESCOLA MARIA JOSÉ
BASTOS SILVA
ENSINO FUNDAMENTAL
UM GRANDE ENCONTRO: O
MEIO AMBIENTE E A CONSTRUÇÃO DO LEITOR.
Síntese
Este
projeto, intitulado “Um grande encontro: o meio ambiente e a construção do leitor” faz um estudo voltado para o tema: A importância da água para a vida no planeta.
Estudaremos vários gêneros textuais a fim de aprimorar a competência leitora o
uso da tecnologia da informação e comunicação, envolvendo a interdisciplinaridade,
os projetos estruturantes propostos pela SEC, bem como as avaliações internas e
externas.
O objeto de estudo de
nosso trabalho será o Romance “Vidas Secas” do autor Graciliano Ramos, por
tratar de assuntos polêmicos como: a seca, pobreza, capitalismo, solidão,
decepção, imposição do poder, má distribuição de renda e terras, enfim as
questões que afligem o nordeste brasileiro. Aqui daremos ênfase à importância da
água para nossa vida, sensibilizando toda a comunidade escolar sobre a responsabilidade
com o meio ambiente.
Neste trabalho,
salienta-se, então a relevância da leitura como fonte de linguagem, que
constitui um dos mais importantes processos cognitivo-discursivos. Trata-se de
um aspecto comum do comportamento humano, visto que o objetivo da língua
escrita ou falada é a comunicação. Assim, para que o aluno crie o hábito de
ler, se faz necessária a presença do professor como mediador do grande encontro
entre aluno e a leitura.
2.
DESCRIÇÃO
2.1 Participantes
O projeto tem como
pressuposto que a linguagem não é um simples conteúdo escolar, mas uma
atividade histórica e social. Este trabalho será desenvolvido com os alunos do
Ensino Fundamental II, no qual
enfatizaremos a prática da leitura e o exercício da cidadania.
2.2 Cronograma de
execução
Serão necessárias cinco fases para a execução
deste projeto durante a primeira e segunda unidades. O projeto iniciará com a
fase de sensibilização para o inicio das atividades, serão descritas no método
deste projeto que culminará com uma competição
de conhecimentos e um projeto social, obedecendo ao cronograma abaixo.
DATAS
PREVISTAS
|
ATIVIDADES
PROPOSTAS
|
||
13
a 17 /05
|
Primeira fase-
Sensibilização
|
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20 a 24 / 05
|
Segunda fase –
Divulgação do projeto
|
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Durante
todo o ano letivo
|
Terceira fase e
quarta fase – Ciranda da leitura
|
||
22
e 23 de agosto
|
Quinta fase – Culminância
|
||
3.
JUSTIFICATIVA
A elaboração deste
projeto visa à análise e questionamento como algo importantíssimo no processo
de leitura, oferecendo aos alunos oportunidades a fim de que se transformem em
leitores assíduos, uma vez que o papel da escola é despertar o prazer pela
leitura e formar o senso crítico sobre o tema em estudo. Este projeto visa
sanar alguns déficits de leitura no Ensino Fundamental I.
4.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A aprendizagem mais
importante
é aquela que vai além da simples aquisição de
informações. Os procedimentos de avaliação que são utilizados têm sido
precários e continuam privilegiando a memorização e os níveis de competência
mais básicos em detrimento de níveis mais superiores de raciocínio. O número de
alunos que temos em nossas salas de aula continua nos levando a privilegiar, de
forma massiva, o uso de provas objetivas com itens de múltipla escolha ou de
resposta breve, nem sempre bem elaborados, e que, sabemos, são inadequados como
indicadores de qualidade. Dessa forma, surge este trabalho interdisciplinar para
desenvolver o hábito prazeroso da leitura e consequentemente elevar os
resultados das avaliações.
Segundo Maria Antonieta
Antunes Cunha, para cada um, a leitura representa "a possibilidade de ver
os dados do mundo com mais verdade, mais argúcia, com mais nuanças. Por tudo
isto, com mais encantamento."
Acrescenta, ainda, que
o entusiasmo, o encantamento da criança, ao se descobrir "leitora",
vem do fato de se perceber capaz de penetrar num mundo novo, cheio de mistérios
a desvendar.
Para Cunha, o lugar da
leitura, na escola, não pode ser o lugar da irrelevância, nem do desprazer. A
emoção e o prazer da descoberta não podem ser diminuídos, ou até acabar, se a
escola trabalha inadequadamente a experiência do ler. A leitura não pode
conviver com o medo, a cobrança descabida, a punição; não cabem também nem o
descaso, nem a repetição mecânica.
Para Cunha, "cada
educador (e não só o professor de Língua Portuguesa) deve ter esse papel na
vida de seus alunos."
Partindo da concepção de leitura abordada por
Ângela Kleiman, é possível refletir sobre o verdadeiro significado do trabalho
com leituras no espaço escolar, bem como evidenciar a função da escola frente
ao contexto social da atualidade, vislumbrado por diversas formas de ler e
interpretar uma complexidade de situações comunicativas. Assim, ao adotar uma
prática pedagógica pautada na dialogicidade e interação Escola/Sociedade, é
preciso que os profissionais de educação percebam essa dialética como sendo uma
necessidade vital e que, somente através da dinâmica da leitura, discussão e
análise das ideias embutidas nessas leituras é que a escola, enquanto espaço de
construção, pode contribuir para que os alunos sejam capazes de inferir
opiniões e ideias acerca do ambiente em que vive.
A escola,
principalmente nas séries iniciais, deve atentar para um trabalho que objetive
o gosto pela leitura, permitir que o aluno viva as obras literárias livremente,
percebendo-as da maneira que melhor lhe aprouver. “Entre os meios de
comunicação mais valiosos, um dos mais capazes de preparar as novas gerações
para viverem nessa sociedade em mutação é o livro” (Odette de Barros Mott)
Para isso, é necessário
que sejam oferecidos aos leitores em formação livros próximos de sua realidade
e que levantem questões significativas. a familiaridade do leitor com o texto
gera predisposição para a leitura, pois o interesse pela leitura é, portanto,
uma atitude favorável em relação ao texto, oriunda de uma necessidade, que pode
ser informativa ou recreativa.
[...] se ensina ao
aluno a perceber esse objeto que é o texto em toda a sua beleza e complexidade,
isto é, como ele está estruturado, como ele produz sentidos, quantos
significados podem ser aí sucessivamente revelados, ou seja, somente quando são
mostrados ao aluno modos de se envolver com esse objeto, mobilizando os seus
saberes, memórias, sentimentos para assim compreendê-los [...]. O papel da
escola é o de fornecer um conjunto de instrumentos e estratégias para o aluno
realizar esse trabalho de forma progressiva e autônoma.
(KLEIMAN,2002,p.28).
4.1 Recursos
Os recursos utilizados
contemplarão diferentes suportes como textos digitados de diversos tipos e
gêneros, revistas, charges, cartum, audiovisuais. Cartolinas, data-show,
figurino para dramatização de histórias contadas ou escutadas, lousa, piloto,
laboratório de informática, câmera fotográfica digital, programas e aplicativos
e redes sociais: apresentação de vídeo youtube, blog, facebook.
4.2 Abrangência
As áreas de abrangência
que o projeto poderia contribuir seriam todas as áreas do conhecimento, tendo
em vista que a leitura é instrumento que perpassa e fundamental em todas as
disciplinas do currículo. O que consideramos relevante para que essas áreas
desenvolvam é garantir o espaço de leitura em suas aulas, desenvolvendo
oficinas de leitura dentro e fora da sala de aula. Haverá práticas em
laboratório de informática, no pátio da escola, em biblioteca.
4.3Avaliação
Entendendo
a avaliação como sendo parte integrante do projeto, esta acontecerá a todo o
momento, desde o planejamento das atividades, execução das ações e
retroalimentação do mesmo, observando a participação, o interesse e a mudança
de hábitos ocorridos mediante a realização das atividades planejadas. Em rodas
de auto-avaliação e avaliação do projeto em si, os alunos e professores
replanejarão as atividades de acordo com o consenso de opiniões sempre buscando
afinar com o gosto dos envolvidos e os objetivos do projeto.
4.4 MÉTODO
Nesta
etapa, encontra-se a constituição do tema desta pesquisa, especificando-se os
procedimentos e os critérios para a seleção dos textos. Esses textos foram escolhidos pensando na abordagem do tema, sobretudo, em
função dos objetivos deste trabalho que é a formação do sujeito leitor. Todos
os professores envolvidos neste projeto serão pesquisadores, pois
proporcionarão o encontro do aluno com a leitura, numa investigação qualitativa
no sentido de identificar, descrever e explicar o tema em questão. Além
disso, as propostas didáticas têm direcionado o uso de textos da mídia na sala
de aula, com o propósito de funcionar, entre outros, como eixo norteador de
temas polêmicos para discussão, o que torna ainda mais interessante o trabalho
com os referidos textos. O professor deve estimular o estudante a pesquisar
sobre questões para as quais busquem respostas, utilizando os recursos
tecnológicos disponíveis na escola, bem como, todos os recursos em que o aluno
tenha acesso. Assim o tópico deve ser investigado em livros, jornais, revistas,
sites (confiáveis) que versem sobre o tema, palestras, cartazes. Procuraremos
exercitar a socialização, participação cooperação dos educandos através das
atividades que serão distribuídas em fases. Os projetos estruturantes da SEC
como o TAL, FACE, AVE, PROVE, EPA, JERP, ProEASE, que serão contemplados em
oficinas. A culminância será um campeonato de soletrando e um projeto de ação
social, em que teremos a participação da equipe gestora, funcionários, pais e
comunidade. Todo o trabalho será desenvolvido na escola e na comunidade.
Nesta seção,
apresentam-se as fases deste projeto de leitura:
Fase
I
– Sensibilização
Evento de lançamento
Assistir o vídeo “Vida
Maria”http://www.youtube.com/watch?v=6-1CjDCmEiM
Participação de
contadores de histórias e palestrante sobre o tema “A importância da água para
a vida do planeta”. Divulgação do evento
na rádio escola e local.
Fase
II
– Publicação no blog e na página do facebook da escola com finalidade de
divulgar as atividades e impressões do projeto durante o processo de
desenvolvimento; eleição de equipe responsável pela autoria e coautoria.
Fase
III
- Ciranda de leitura:
Disponibilizar
diariamente posto de empréstimos de livros, periódicos, jornais para que os alunos levem para casa a fim de
compartilhar a leitura com os familiares; instrui-los na escolha de trechos da
leitura que agradem a família para lerem juntos. No
retorno à sala de aula, socializar a experiência com os colegas, divulgando as reflexões e repercussões
oriundas das leituras através da rádio escola e do blog.
Hora da leitura:
Combinar com os
professores de todas as disciplinas a “Hora da Leitura” – o professor deve
levar os livros e outros suportes para sala ou levar os alunos para a
Biblioteca ou outro espaço da escola para a leitura com tempo de 50 minutos
(sugestão - no terceiro horário).
Fase
IV
– Oficinas
MATEMÁTICA
Texto: Recibo de água
Estudo dos gráficos de
medidas que servem de parâmetro de um mês para o outro. Análise do consumo em
metros cúbicos.
Texto “Vidas Secas” -
Estudo da moeda da época comparando com a moeda atual.
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Leitura de fotos de
família e ou pessoais trazidas pelos alunos, quadros, imagens (descrição
detalhada), considerando características físicas e psicológicas, sentimentos,
simbologia das cores, contexto social com o uso de palavras. Construção de
quadros, sugerindo uma releitura da obra de “Vidas Secas”. Exibição de vídeos,
etc.
Participação do MAIS
EDUCAÇÃO através do coral e da
orquestra.
LINGUA PORTUGUESA
Leitura – “Vidas Secas” Análise do Romance.
Discurso indireto livre, relações de causa e
consequência, foco narrativo em 3ª pessoa, espaço e tempo.
Criação de poemas para
serem socializados em um Sarau. O poema selecionado será inscrito no TAL.
IDENTIDADE E CULTURA
Texto: “Vidas Secas” e
a poesia de Manuel Bandeira “ O Bicho”.
A desumanização do
homem em relação ao meio ambiente;
O que caracteriza a
identidade e a cultura do povo nordestino.
O histórico de
Alagoinhas, ressaltando as lagoas que deram origem ao nome da cidade.
CIDADANIA
Texto: “Vidas Secas” e
a música “Planeta água” de Guilherme Arantes, “Segue o seco” de Marisa Monte,
Triste Partida de Patativa do Assaré etc. Analisar as músicas tendo a água como
fonte da natureza.
Enfatizar o capítulo “Inverno”
que é a chegada da chuva como esperança para o sertanejo; Exclusão social, água
como um direito de todos.
HISTÓRIA
Textos: ‘Vidas Secas’ e charges que trata
sobre a falta d’água no Nordeste.
Ações do poder
público para amenizar a problemática da seca.
Construção do
memorial da cidade ressaltando as estações de tratamento de água e participação
de empresas na exploração dos recursos hídricos da cidade.
A visibilidade
de direitos e deveres dos cidadãos alagoinhenses na questão da utilização da
água.
GEOGRAFIA
Texto: “Vidas Secas” e pesquisa
com o Google Earth
Pesquisar através da Google Earth as regiões
que sofreram desmatamento para criação de gado e madeiras para fins comerciais,
causando a morte dos rios e extinção dos animais. Estudo do percentual de água
no planeta.
ARTES
Texto: Apreciação da
música de Djavan “Seca”.
Produção de música para
a participação do FACE, de poesia para o TAL e artesanato, pinturas e
esculturas para o AVE.
CIENCIAS
Texto: “Vida Secas”-
Água como fonte de vida para os seres vivos.
Leitura de bula de
remédios vitamínicos como pretexto para se discutir sobre a necessidade de
vitamina no corpo. Discussão sobre o texto.
Textos – Pesquisa pelos
alunos na internet, visita e entrevista ao químico responsável pelo serviço de
água da cidade.
A água na composição
dos alimentos, das bebidas e no corpo humano. Estados físicos d’água e os tipos
de águas encontradas no meio ambiente.
Trabalhar com o PROEASE
– Horta na escola
EDUCAÇÃO FÍSICA
Texto “Muita água e
exercícios” noticias.uol.com.br/saúde/ultimas-noticias/redação2013. Discussão sobre a necessidade da hidratação
durante as atividades físicas e cuidado com a exposição ao sol.
Texto: leitura de bula
de remédio vitamínico como pretexto para estudar os cuidados com o corpo físico
e mental, através de exercícios físicos e jogos. Participação no Jerp.
INGLÊS
Texto sobre a água e
alimentos
Aprendizagem através de
músicas e jogos – tradução de palavras e textos do livro didático.
V fase- Culminância – Campeonato
“Soletrando o Grande Encontro” sobre o
tema abordado. A equipe vencedora será premiada com uma viagem.
Projeto Social “A
importância da água para a vida no planeta”
Elaboração de panfletos
educativos, faixas, cartazes, frases, cartilhas sobre o tema estudado a fim de
divulgar o tema através de palestras na escola e comunidades.
Verificar a evolução
dos alunos tendo como parâmetros principais a participação nas atividades faz
parte da avaliação deste Projeto. Uma possibilidade é montar uma tabela para
avaliar as seguintes estratégias utilizadas na busca por fontes nas pesquisas
em casa, observação atenta e registro completo e contínuo, durante todo
processo de execução do projeto. Avaliar coerência entre a produção escrita e a
produção oral, bem como o material de divulgação preparado para culminância.
5. OBJETIVOS
5.1 Objetivo geral
Proporcionar aos alunos
momentos de reflexão sobre a importância da água para a vida no Planeta, através
de diversos gêneros textuais, sensibilizando-os sobre a necessidade da
leitura,concebendo produzindo e divulgando atividades educativas colaborativas,
como instrumento pedagógico facilitador do processo de aprendizagem no Ensino
Médio, contemplando os temas transversais e os projetos estruturantes propostos
pela Secretaria de Educação da Bahia.
5.2 Objetivos
específicos
Explorar os temas
transversais na perspectiva interdisciplinar envolvendo competências
curriculares diversos da escola, partindo do assunto em estudo;
Ver a si mesmo como
parte integrante do seu processo de aprendizagem e exercer a sua autonomia na
busca por conhecimento;
Perceber os diferentes
suportes como possibilidades de interferência na circulação de produção de
texto;
Distinguir um gênero
textual do outro, percebendo com autonomia a sua função social;
Realizar inferências a
partir de aspectos sociointeracionais envolvidos na leitura, observando a
intertextualidade;
Reconhecer a
importância de água para os seres vivos e o meio ambiente;
Produzir textos
criativos a partir da pesquisa realizada;
Operar com as
ferramentas tecnológicas contemporâneas permitidas pelas tecnologias;
Posicionar-se crítica e
ideologicamente com coerência e coesão para a elaboração das atividades do
projeto social;
Desenvolver a
capacidade de investigação e da perseverança na busca de resultados,
valorizando o uso de estratégias de verificação e controle de resultados;
Valorizar o trabalho
coletivo, colaborar na interpretação de situações – problema, na elaboração de
estratégias de resolução e na sua validação.
6.
RESULTADOS ESPERADOS
6.1Resultados esperados
Este projeto é
de grande relevância por nortear a leitura e as produções escritas e a
elaboração de atividades visando à socialização de conhecimentos de modo
criativo e dinâmico, tendo o estudante como protagonista nesse cenário de busca
e investigação científica. Inicialmente, é preciso discutir algumas condições
didáticas e proposições metodológicas que devem gerir um trabalho de pesquisa e
escrita na escola. Nessa perspectiva, o professor deve ser o animador das
discussões, orientando os alunos na realização das pesquisas que se
transformarão em atividades dentro do projeto e consequentemente a sua
participação na ação social proposta e nos projetos estruturantes da SEC. Considerando
a importância dessa temática ambiental e a realidade socioambiental do
semiárido, este projeto oferece meios efetivos para que cada estudante
compreenda melhor a importância da preservação, controle e utilização racional
da água para a vida na Terra. Espera-se que os alunos desenvolvam suas
potencialidades e adotem posturas pessoais e comportamentos
responsáveis em relação ao uso adequado da água, no cotidiano, tornando-se
multiplicadores da ampliação da consciência ecológica das famílias e da
comunidade local.
6.2 Considerações
finais
As contribuições para o
desenvolvimento do conhecimento nas ações planejadas é a promoção de espaços de
leituras que permitam mudanças de hábitos dentro da escola com relação ao gosto
pela leitura, a dinamização da biblioteca. As expectativas de continuidade da
aprendizagem após a finalização do projeto é de que este projeto não seja
apenas pontual, mas que a equipe envolvida (professores, alunos e pais) possa
atualizá-lo a cada ano letivo, além de ser semente que pode gerar novos
projetos como o de autor de gêneros textuais.
Para o sucesso do
trabalho com leitura, é fundamental reconhecer porque razão se vai ler. Estas
podem ser muito diferentes, em cada caso e em cada situação: Leitura para se
informar, para se distrair, para refletir, para entender melhor acontecimentos
muito especiais da vida. É preciso estar atento para perceber que cada razão
pede uma forma de tratamento diferente.
Ao fazer isto
adequadamente, o professor contribuirá para o aluno descobrir (ou redescobrir)
a leitura e levá-la para sua vida, como forma essencial de estar no mundo.
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Importância do ato de ler: em três capítulos que se completam. 45.ed. São
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Oficina de leitura- teoria e prática. 10ed. Campinas, SP: Pontes, 2004.
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VEIGA, Ilma P. A.
Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. (10ª edição). Campinas,
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